4 de abril de 2013

Ferramentas para Detecção de Driver e Acessórios

Ferramentas e Acessórios_Logo

Ferramentas e Acessórios

As Ferramentas dos drivers Microsoft presentes na instalação do Windows as vezes podem não ser os melhores em alguns casos não irão carregar os utilitários de configuração que estão presentes nos drivers disponibilizados pelos fabricantes. Hoje o Windows Update no Windows Vista, 7 e acrescentando a lista o Windows 8, já dispõem de ferramentas de drivers mais completos e possuem leque abrangente para que após uma formatação aqueles drivers que não foram instalados possam ser baixados e finalmente instalados.
Para quem pôde acompanhar o Windows até o Windows 2000 sabia que deveria instalar todos os drivers do sistema para que o mesmo funcionasse de forma estável, além claro, de habilitar os modos corretos de vídeo e ativar o áudio do sistema. A partir do Windows XP e nos dias de hoje as versões do Windows já contam com ferramentas de drivers integrados onde nem sempre será necessário a instalação do driver do próprio fabricante.
Há quem prefira atualizar as ferramentas de  drivers indo a página do fabricante da placa-mãe, onde na maioria das vezes o driver que está lá, já estará desatualizado. Neste caso acaba sendo vantajoso ir até o site do fabricante do dispositivo, citando alguns, Realtek e VIA para áudio, Realtek e Atheros para rede e etc..., e baixar de lá o driver mais recente. Sites como Guru3d, FileHippo, MajorGeeks entre outros também notificam das atualizações de drivers podendo o usuário escolher a melhor forma para fazer os downloads.
Há também a facilidade de se utilizar programas gratuitos de ferramentas de driver como Device Doctor, DriverEasy, Slim Drivers onde o programa faz uma varredura no sistema e detecta os drivers faltosos ou desatualizados e fornece opção para download.
Eu particularmente prefiro ir periodicamente até os sites dos fabricantes e baixar as ferramentas drivers de lá. Lembrando que nem sempre se deve atualizar os drivers a menos que o sistema esteja instável (Tela azul) ou você tenha acabado de formatar já que CDs/DVDs de drivers certamente possuem drivers desatualizados. Para Gamers já é uma situação diferente, onde a cada nova atualização de drivers para as VGAs pode ser possível ganhar alguns fps a mais, além, talvez, da adição de novos recursos.
E se por ventura pegarmos um PC antigo para reinstalar, a pessoa não possua mais o CD de drivers (peço que todos guardem bem seus CDs pois poderão ser úteis em alguma outra ocasião) e na internet as fontes de download estejam offline? Tento a especificação da placa-mãe eu creio que nos fabricantes do próprio dispositivo possa ter as ferramentas de  drivers, além claro esperamos sempre contar com a colaboração de participantes de fóruns para indicar links ou até mesmo fazer upload de alguns. Neste caso os programas que citei acima podem ser uma solução e tanto.
Mas e quando olhamos no gerenciador de dispositivos e simplesmente vemos que falta um driver para ser instalado e sequer temos certeza do que é? lembro de ter me deparado com situações no passado onde modems PCI apresentavam defeitos e passavam a ser detectados como Dispositivo PCI Simples, mesmo com o driver correto instalado. Uma exceção obviamente. Há quem diga que programas de diagnósticos como Aida64, HWinfo entre outros poderá mostrar qual é o dispositivo desconhecido.
Para situações assim, recentemente descobri o site devid.info que possui um banco de dados de ferramentas de drivers  basta que seja feita uma pesquisa pelo "código" do dispositivo por assim dizer. Ao clicar com o botão direito no dispositivo desconhecido no gerenciador de dispositivos em seguida Propriedades, na guia Detalhes e em Identificação de instância de dispositivo possuirá um código para ser utilizado no site devid.info. Copie e cole este código na caixa de busca do site e veja se o mesmo possui este driver em seu banco de dados.
Obviamente por ser um banco de dados não há garantias de que será encontrado o que procura e caso ache este driver por alguma outra fonte, ajude realizando o upload para o site.
Fabricantes que já encerraram as atividades como Abit e Soyo por exemplo já não possuem mais seus sites ativos, com isso os CDs das placas destas empresas poderão ser bastante úteis para quem ainda possui placas das duas em atividade. Sem falar na opção e igualmente importante do backup dos drivers antes de uma formatação para evitar assim uma busca que poderá não trazer resultados.
Fonte de Dados: ciromota.net

Aqui vai algumas Ferramentas de detecção de Driver:



Ferramentas e Acessórios_Device Doctor
Device Doctor
Vasculhar a internet em busca de drivers, nunca mais! Deixe o trabalho para este ótimo aplicativo.
http://devicedoctor.com/



Ferramentas e Acessórios_HJ-Split

HJ-Split
Divida qualquer arquivo, de qualquer tamanho, em quantas partes desejar e depois una tudo novamente.
http://www.hjsplit.org/windows/



Ferramentas e Acessórios_Slim Drivers

Slim Drivers
Atualize os drivers do computador em poucos cliques e mantenha o excelente desempenho da máquina.
https://www.slimwareutilities.com/slimdrivers.php



Ferramentas e Acessórios_3DP Chip

3DP Chip
Precisando atualizar os drivers do PC? Deixe que um software simples e leve indique os links para você.
http://www.3dpchip.com/3dpchip/3dp/chip_down_pt_br.php

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário gostando ou não para melhorarmos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...