28 de maio de 2013

Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO

Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO
Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO



Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO é o Ultimo da Série de Tutoriais na qual já passamos por VirtualDub na Prática e VirtualDubMod espero que se gostem.



Desenvolvida por: Gaza-Tutoriais

Antes de começar este artigo vou dar uma breve descrição do que é o Format Factory:

Format Factory é um conversor multimídia que converte áudio, vídeo e arquivos de imagem.Ele também é capaz de ripar DVDs e CDs para outros formatos de arquivo, bem como criar imagens iso. O mesmo também pode juntar vários vídeos em um único.

Bom vamos Lá:
 
A momentos em tentamos montar um DVD mais avançado e não achamos maneiras, instalamos vários programas para uma tarefa, que de certa maneira, simples…
Então procurar por programas que vem com uma ajuda, o famoso “aperte F1 para ajuda”, que na verdade esta de uma maneira muito técnica e até mesmo em uma língua estrangeira. Vasculhar a internet até achamos tutoriais bem explicativos e com um bom conteúdo de informações, mas existe aquela explicação que veio exatamente igual ou traduzida de algum lugar. Temos que deixar as coisas fáceis de entender e por caminhos menos explicativos e é isso que vou passar aqui…
 Como sabemos que usando o virtualDub podemos tirar uma faixa de áudio sem problemas, apenas indo a aba Áudio e selecionando o de nossa preferência depois salvando. Neste momento você pode -se perguntar “mas se eu fosse gravar um DVD, eu poderia manter os dois áudios?” A resposta é SIM!

Não somente dois áudios como também uma legenda ou até mais áudios e legendas em um só DVD.
Então entra em cena o DVD lab e o Format Factory, dois programa pequenos leves e sem muito frescura, como configurações complicadas. Muita gente pode até dizer que o DVD lab é complicado ou não acha que explique de maneira clara o programa, pode até ser, mas com uma diferença, onde leu algum tutorial que já começa do fim depois te largam na mão… Aqui > Tutorial DVD Lab Pro eu explico o básico do básico, apenas como introdução e sem ficar pulando para avançado sem aos menos falar sobre o próximo passo a tomar.
O Format Factory e outra ferramenta que pode auxiliar muito bem na hora de converter arquivos para vários formatos. Aqui > Tutorial Format Factory
Voltando ao VirtualDub, como foi dito, podemos tirar um áudio…Mas agora queremos fazer é;
Primeiro salvamos uma copia com áudio em Português.
Depois e ainda com VirtualDub aberto, voltamos e na aba áudio selecionamos a outra faixa “Stream” que temos a certeza que é um áudio em Inglês ou outro que seja salvamos.
Então teremos agora dois arquivos AVI com áudios em Português e Inglês.
Atenção na hora de salvar: Salve o primeiro arquivo como nome;
Exemplo: A barata maluca Português.avi
A barata maluca Inglês.avi
Assim mais para frente não terá problemas em identificar qual é qual.
Agora passamos para o Format Factory.
Veja que quando abrimos o Format Factory trabalhamos com vídeo e áudio temos que ter um espaço em HD (disco rígido) ou não vai conseguir trabalhar em seus projetos com folga. Um tamanho bom em HD é acima de 160Gb, isso se for mexer com arquivos grandes. Uma dica é nunca deixar seu HD lotado de coisas que não estão fazendo nada lá e você nem vai usar mais.
No Format Factory temos que converter os dois arquivos salvos pelo VirtualDub em MPG e para isso basta abrir o programa Format Factory e nas guias do lado esquerdo clicar sobre Vídeo:

imagem 01

Na janela do Format Factory que se abre clique em: Adicionar Arquivo e selecione os dois arquivos salvos antes.
Depois em Configurações de saída e escolha como na imagem;
Não é preciso mexer em mais nada.



Como todo e bom processo de conversão demora um pouco…vai toma um cafezinho.
Pois o Format Factory fará o resto.
Terminado o processo passamos para o DVD Lab Pro.
No computador tento manter uma organização, não uma certa organização, uma organização mesmo para achar exatamente o que quero e onde se encontra cada objeto de um projeto.
Veja esta pasta a seguir que estão dentro da pasta de saída dos arquivo convertidos pelo Format Factory, O Nome padrão desta pasta é FFoutput…


Veja que para cada item da pasta do Format Factory tem um nome "diretório como queira", agora não vou entrar em detalhes sobre cada uma, mas ao ser convertido o arquivo(s) ele(s) estarão fora destas pastas e isso será bem visível. O que temos a fazer é recortar o(s) arquivo(s) convertido(s) e colar dentro da pasta Filme, pronto! agora já estamos na metade do caminho.

(Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO é o Ultimo da Série de Tutoriais)

Vou falar agora um pouco sobre Subtítulos ou simplesmente legendas que se pretender coloca-las tem que procurar pela internet ou você mesmo escreve-las... a segunda é uma tarefa nada fácil.
Bom suponho que já tenha a legenda em português para acompanhar o arquivo com áudio em inglês, então podemos passar ao truque do DVD Lab para usamos os dois áudio e fazer um menu de configurações para estes dois objetos mais a legenda. Como pode ter notado na imagem anterior á uma pasta com nome Menus, dentro desta pasta sempre guardo as imagens que vou usar como Background "fundo dos menus", utilizo também para criar estes "fundos" o programa Photoshop, mas poderia ser qualquer outro que se adapte melhor. Crio uma imagem com tamanho 720 x 480 e isso é sempre, no DVD Lab não é uma regra que temos a seguir sempre, depende do projeto e muita criatividade.
Agora temos todos os arquivos em cada pasta e abrimos o DVD Lab Pro e temos que colocar todos dentro do programa. Nota: Se estiver usando Windows Vista ou Windows 7 poderá ocorrer um erro ao tentar abrir o arquivo pelo modo padrão usando o File Browser. O que temos que fazer para contornar isso é deixar a janela da pasta que queremos abrir sobre o programa e arrastar o arquivo para área Vídeo e Áudio... Vídeo, Áudio, imagens etc. No Windows XP não foi detectado este erro, pode ser aberto normalmente usando File Browser.

Primeiro arrastamos ou abrimos o arquivo com áudio em português que agora é um vídeo MPG e o DVD Lab vai abrir é somente clicar em "OK" e esperar a conversão, note que ao final ele criou dois arquivos com a extensão MP2 e outro de áudio AC3. Neste primeiro momento não temos que nos preocuparmos com este arquivo e passamos para o outro e faremos a mesma coisa, arrastamos ou abrimos o próximo arquivo que agora é o de áudio em inglês. Temos agora:



É bem fácil de ser entendido, como convertemos os filmes com o mesmo tamanho, temos também áudios idênticos e iremos usar apenas uma faixa de filme e excluirmos a outra. O que vamos fazer é arrastar primeiro o filme para a janela Movie e depois o áudio em português e o inglês.
Como vai notar o arquivo com áudio em português quando inserido na janela movie é automaticamente identificado "Português" e o mesmo acontece com o "Inglês", mas isso pode ter algumas exceção. E se usarmos um idioma que não seja inglês? Bom continuaria sendo identificado com nome "inglês", e poderia mudar isso facilmente clicando sobre "Áudio 2" e escolhendo o respectivo nome como vamos ver a seguir;









(Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO é o Ultimo da Série de Tutoriais)

Veja agora como mudar o nome do idioma:



Então temos agora tudo correto, ainda não! A legenda não pode ficar e fora...

Se observar logo abaixo dos respectivos áudios temos uma outra faixa chamada "Sub 1" que esta vazia e temos que colocar a legenda exatamente ai. Clicando sobre o Sub 1 abrirá a propriedade para podemos inserir a legenda. Também é possível, como notaremos, colocar mais de uma legenda...caso necessário. Clique em Sub 1



1) Clique em Import para abrir a legenda.

2) Desmarque esta opção ou a legenda já estará ativa ao iniciar o filme.

3) Escolha o idioma que a legenda trás, neste caso Português.

4) Escolha a cor da legenda, por padrão sempre vemos legendas amarela então... "Yellow".

5) Aqui é o tipo de legenda e como tem varias, apenas deixei a que uso sempre. Escolha a de sua preferência.

6) Clique sobre a legenda qualquer e veja se esta bom, como pode notar não mexi em "Select font" pela razão de o DVD Lab sempre usar fonte padrão Tahoma e tamanho 24.

7) Clique em Generate subtitle Stream que vai gerar a legenda e de um nome Exemplo: Português

E poderá ver que agora a faixa Sub 1 tem uma legenda:



E também já foi criado uma segunda faixa de subtitulo "subtitle" caso seja necessário mais uma.

(Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO é o Ultimo da Série de Tutoriais)

Agora os menus para que funcione diretamente usando o controle remoto ou selecionando no menu de configuração antes de assistirmos o filme. Em um primeiro momento ficamos perdidos no DVD Lab pela razão de ter muitas opções para tal tarefa, mas não é bem assim...não vamos usar scripts complicados ou nem tanto. Temos que primeiro ter o menu principal que normalmente na área de trabalho do DVD Lab esta assim e com este nome: Menu 1

Se clicamos duas vezes sobre ele abrirá e será mais fácil entender:



Temos que colocar botões e linkar cada um para sua função neste Menu 1. 
Criei apenas um ilustrativo para melhor compreensão veja:



Porque coloquei desta maneira? Pela razão de poder entender melhor o que acontece tanto configurando diretamente na tela usando controle remoto ou você selecionando no controle remoto e apertando "OK" ou em alguns "Enter". Clique com botão direito do mouse sobre Ver Filme e observe no menu de contexto que surge tem a opção LINK > e logo é aberto outro menu com nome Movie 1> Nota: Se tiver mais de um filme ou for criado menus de Cenas "Capítulos" então sera mostrado todas estas partes, mas não é motivo de preocupação é somente escolher Chapter 1 (Movie start). Porque é o inicio do filme principal e portanto se mais de um filme no projeto seria mostrado Movie 1, Movie 2, Movie 3 etc. Veja como seria para um filme:



(Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO é o Ultimo da Série de Tutoriais)

Depois:



Agora já temos nosso filme em link.

Uma maneira de não nos perdemos durante estes links, que podem ser simples e depois ir crescendo conforme vamos nos adaptando ao DVD Lab, é na área de trabalho do DVD Lab. Podemos colocar abaixo do Movie 1, clicando com botão direito, e renomeando-o com nome de nossa preferência. Veja:
Temos exatamente ele assim até o momento:



Agora renomear "Rename"



Novo Nome:



Agora se voltarmos em Link > Movie 1>, não será mais Movie 1 e sim barata maluca:



Isso também pode ser usado para os menus, se tem o Menu 1 ou Movie 1 você pode mudar livremente para qualquer nome que desejar e isso pode te ajudar no momento de linkar os objetos.

Agora apenas faltou linkar Áudio & Legenda que é o mesmo caminho do link sem a necessidade de mexer em menus duplicados e fazer um monte de links para todo lado. A maneira de usar o DVD Lab fica mais simplificada quando usamos o caminho mais curto, "é realmente o caminho mais curto aqui é melhor"

(Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO é o Ultimo da Série de Tutoriais)


Vamos criar um outro menu clicando como indica a imagem:



Surge na tela o Menu 2, porque já temos o primeiro Menu 1 e ele é um VTS ROOT, este apenas é um VTS...



Clicamos duas vezes nele e colocaremos nele clicando na ferramenta Text indicada com a do lado esquerdo da tela, vamos digitar

Áudio
Inglês
Português
Legenda
ON OFF

Menu (este é apenas um link para viltamos ao Menu 1 Iniciar Filme



Que temos que fazer agora é linkar todos e cada um com sua função. Primeiro vamos linkar o áudio em inglês. Nota: Veja que na tela do Movie o idioma inglês esta em áudio 2, então temos que escolher Áudio stream 3 veja: Clique sobre Inglês e...



Já deu a entender que faremos o mesmo para Português.
Seguimos o mesmo caminha e escolhemos Áudio stream 1.

Para legendas é a mesma coisa, mas veja que agora escolhemos Set subtitle e como temos uma legenda no nosso exemplo então ON será Subtitle stream 1. Depois selecionamos OFF é

set subtitle OFF.





Agora você já pode deduzir neste mesmo menu contexto esta para linkar para o Menu 1 e linkar para iniciar o filme. Note também a quantidade de áudio e legenda que podemos adicionar ainda, 8 no total.

Podemos aprender algumas das possibilidades do que este programa DVD Lab pode fazer e, com ajuda de outros dois programas gratuitos, assim chegamos a conclusão de que o DVD Lab não é complicado. Temos outras maneiras de trabalhar em nossos projetos também com Format Factory e VirtualDub, toda ferramenta software tem seus créditos, temos apenas que dedicarmos algumas horas sobre e saber juntar estas ferramentas para trabalharem juntas.

(Format Factory, VirtualDub e DVD Lab PRO é o Ultimo da Série de Tutoriais)

Agradecimento ao Meu Amigo e Parceiro: Gaza-Tutoriais

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário gostando ou não para melhorarmos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...