30 de julho de 2013

Sistema Operacional 32 ou 64 bits, qual versão devo usar?


Qual Sistema Operacional eu devo instalar, o 32 ou 64 bits?

A partir do Windows 7 os computadores de 64 bits estão mais populares, mas muitas maquinas ainda operam em 32 bits. Ai você se pergunta, qual a diferença? Quais as vantagens e desvantagens de cada versão?





Primeiramente, o que é bit? (Binary digiT) é e menor unidade de informação que pode ser transmitida. Ou seja, é a maneira como o processador de um computador processa informações. Quanto mais bits mais informações ele pode processar ao mesmo tempo.

O processador de 64bits trabalha mais rápido em relação aos 32 bits, mas não é só o processador, os softwares também possuem estas mesmas diferenças. Veja algumas vantagens e desvantagens de cada versão e qual escolher para o seu Sistema Operacional:



32 bits Vantagens
Facilidade em encontrar softwares para esta plataforma.
É o mais indicado para maquinas com baixo desempenho.
A versão 32bits em geral é mais barata.


Desvantagens
Só trabalha com no máximo 4gb de memoria RAM.
Se você decidir instalar um jogo que exige um pouco mais da máquina, o desempenho do sistema ficará comprometido.
Com a nova plataforma a Microsoft pretende ‘aposentar’ a versão 32 bits.


64 bits Vantagens
Lida melhor com altas quantidades de memória RAM.
Suporta até 192gb de memoria RAM.
Pode processar o dobro de informações que um computador de 32 bits.


Desvantagens
Necessita de uma maquina mais robusta para desfrutar de todas as vantagens.
Versões 64 bits não funcionam em processadores com capacidade inferior.
Incompatibilidade com alguns softwares.

Atualmente o mercado disponibiliza o Windows 7 e 8 e as versões Linux nas versões 32 e 64 bits. Para saber qual versão seu computador e Sistema Operacional esta executando siga as instruções abaixo:

1. Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, clique com o botão direito em Computador e clique em Propriedades.

Em Sistema, é possível exibir o tipo de sistema.

32 ou 64 bits


  No Sistema Linux

32 ou 64 bits


Em termos de sistemas operacionais, uma característica importante, consiste no fato de as versões de 64 bits serem capazes de reconhecer uma quantidade maior de memória RAM do que as de 32 bits. Enquanto o Windows 7 Ultimate de 32 bits suporta o máximo de 4 GB de RAM, o outro reconhece memórias de até 192 GB. Portanto, para que o seu sistema operacional possa usufruir de um melhor desempenho de processamento, não basta apenas que o seu computador tenha um processador compatível com uma arquitetura superior, mas também, que ele opere em 64 bits.

Antes de adquirir um computador você deve se perguntar para a qual será a finalidade se você quiser apenas executar as tarefas básicas como navegar na net, fazer planilhas, executar jogos pequenos sem muitos recursos o sistema de 32 Bits é o ideal, agora se você pretende ter um computador onde você possa executar programas como Photoshop, AutoCAD, editores de vídeos, entre outros, um sistema compatível com a arquitetura de 64 bits é mais recomendável.

Um dos primeiros pontos a serem observados por quem deseja migrar para um sistema operacional de 64 bits consiste na adoção de drivers compatíveis com tal arquitetura. Por exemplo, para que um dispositivo de hardware possa ser reconhecido por uma versão do Windows 7 Ultimate de 64 bits, é fundamental a instalação de drivers desenvolvidos especificamente para tal versão.

A princípio, os programas desenvolvidos para uma arquitetura de 32 bits pode ser executados normalmente em um sistema operacional de 64 bits. Apesar de já existir vários programas na plataforma de 64 Bits. Mas preste atenção, pois os driver geralmente darão erro de incompatibilidade e mau funcionamento.

Caso não esteja satisfeito com a sua versão do Windows de 32 bits, por exemplo, e queira trocar para uma versão de 64 bits, saiba que tal mudança não poderá ser realizada via atualização. Conforme o centro de suporte da Microsoft, você só poderá atualizar uma versão do sistema operacional para outra de mesma arquitetura.

Portanto, na hora de escolher qual versão de plataforma e Sistema Operacional a ser adotada em seu computador, o usuário deve ficar atento aos detalhes de sua arquitetura e, decidir por aquele que for mais adequado ao seu perfil de uso.

Resumo

Para rodar aplicativos leves em uma máquina de configuração simples, recomenda-se utilizar uma versão 32 bits do Windows. Aqui se encaixam usuários de internet, processadores de texto, jogos simples e a imensa maioria dos programas comuns.

Mas, se você já tem um processador de arquitetura 64 bits, vale a pena usar o Sistema Operacional equivalente. Computadores que trabalham com grandes aplicações gráficas ou processos trabalhosos obtêm um rendimento muito superior com as versões 64 bits, desde que possuam um hardware adequado para isso.

Desenvolver grandes projetos com o AutoCAD, imagens em alta resolução com o Photoshop ou extrair o máximo que os games de última geração têm a oferecer, são esses os diferenciais da versão 64 bits.


Visitem Também meu Site: http://www.cdbinformaticatechnology.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário gostando ou não para melhorarmos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...